sábado, 11 de abril de 2009

Rio de Janeiro dá show em casa e é o primeiro finalista da Superliga 2008/09







A torcida pediu e o Rio de Janeiro não decepcionou. Com três mil pessoas lotando o ginásio Tijuca Tênis Clube, a equipe de Bernardinho cresceu em quadra e venceu Brusque por 3 sets a 0, parciais de 25/22, 25/11 e 25/17, para fechar a série melhor-de-três e chegar à sua oitava final de Superliga. Destaque para Fabiana e Carol Gattaz, que recebeu o Troféu Viva Vôlei.

Desconcentrado após a derrota na segunda partida da série, o time catarinense não encontrou seu voleibol na noite deste sábado. Vale lembrar que a equipe do técnico Mauricio Thomas ficou a apenas um set de uma inédita decisão da Superliga na última terça-feira, mas permitiu a virada do Rio de Janeiro. O sentimento de frustração era visível nesta terceira partida da série, quando as jogadoras do Brusque, sem motivação em quadra, foram fáceis rivais para a equipe pentacampeã da competição.

Com o resultado, o Rio de Janeiro espera seu adversário na final do próximo sábado, no Maracanãzinho, que sairá do jogo entre Osasco e São Caetano. A segunda partida desta outra série de semifinal, que está 1 a 0 para o time de Paula Pequeno, Sassá e Thaísa, será neste domingo, às 9h45, com flashes ao vivo na TV Globo e a transmissão na íntegra no canal SporTV.

Caso o Rio de Janeiro vença a decisão, conquistará o sexto título da Superliga. A equipe carioca chega à final com a campanha mais regular do campeonato, somando 28 vitórias em 31 jogos disputados. Já o Brusque espera o perdedor da outra semifinal para a disputa do terceiro lugar na próxima quinta-feira, em lugar ainda não definido.

O jogo

Com a vaga na final em jogo, os dois times começaram a partida nervosos em quadra. As equipes trocavam pontos de graça devido a muitos erros táticos. Mas alguns reflexos do segundo duelo da semifinal começaram a aparecer no meio do set. Carol Gattaz, que foi substituída na partida anterior para a entrada de Fê Isis, chamou a responsabilidade para si e foi fundamental nas bolas de meio e no bloqueio.

No lado de Brusque, a recepção, que sempre foi o forte do grupo, começou bem, mas não permaneceu com bom desempenho e forneceu pontos decisivos para a vitória do Rio na parcial por três pontos de vantagem.

Diferença que mais que quadruplicou no segundo set. Irreconhecível, o time de Brusque voltou para o jogo muito nervoso e desconcentrado. Sua principal jogadora nas duas primeiras partidas da semifinal, Elisângela, não jogava bem e foi substituída. Sem oferecer resistência ao Rio de Janeiro, a equipe catarinense cometeu 11 erros não-forçados e concedeu quatro pontos de saque para o adversário.

Pelo outro lado da rede, o Rio jogava confiante e tomou apenas um único susto no set: Dani Lins arranhou o cotovelo direito ao recuperar uma bola e ficou com o local sangrando, mas nada grave. Logo após, a levantadora voltou ao jogo e comandou a equipe na vitória por 14 pontos de vantagem, em 23 minutos.

E se nas duas primeiras partidas da série o jogo foi ao tie-break, neste sábado o Rio de Janeiro precisou apenas de três sets. Com o apoio da experiente reserva Virna, que a cada parada técnica chamava as jogadoras para passar instruções, o time carioca foi soberano em quadra e contou com os ataques de ponta de Fabiana e as bolas de meio e bloqueios de Carol Gattaz na terceira parcial para fechar a série da semifinal no erro de saque de Elisângela.

Leia as NOTÍCIAS atualizadas do Voleibol
Veja FOTOS do Voleibol
Assista VIDEOS Voleibol

0 comentários: