terça-feira, 26 de agosto de 2008

Unidos pelo mesmo ideal






Pequim – Marcelinho admira Fofão, que, por sua vez, é fã do levantador. Fabi tem Escadinha como ídolo e o líbero diz que ela é uma guerreira. É assim o vôlei de quadra do Brasil, que fez história em Pequim ao disputar as finais de uma modalidade nas duas categorias.

A harmonia entre as duas seleções, masculina e feminina, é enorme, embora uma equipe não veja a outra jogar. "Sempre que elas estão atuando, nós estamos em horário de treino. Mas a primeira coisa que fazemos é procurar por elas para saber como e quanto foi a partida."

 Para o levantador Marcelinho, Fofão é um exemplo. "Disputou sua quinta Olimpíada. Tem uma garra impressionante e, além do mais, é um exemplo dentro da quadra pela movimentação e pelo comando."

Fofão vê no jogador da mesma posição uma coincidência. "A história dele é um pouco parecida com a minha, já que teve de esperar a oportunidade para se firmar como titular. É esforçado. Provou que não havia nenhuma razão em duvidarem dele quando o Ricardinho saiu. É um atleta de muita qualidade e tem um estilo que passa segurança."

Da mesma forma que os levantadores se admiram, os líberos também não ficam atrás. Eles, aliás, são considerados os mais falantes e agitados das duas equipes. Fabi confessa que Escadinha é seu espelho. "Meu ídolo. Brinco falando isso, mas ele não acredita. Quando nos encontramos, sempre faz um monte de piadinhas. Não paro de rir. É uma maneira de jogar a gente para cima. Acho isso muito importante. Dentro de quadra, é um cara que grita, xinga. É falante e tem de ser assim. Eu também faço isso e mirei no exemplo dele. A gente sempre conversa muito e troca informações sobre situações de jogo."

Escadinha também se derrete em elogios para a companheira de posição. "Não há ninguém igual. A Fabi consegue, com seu jeito agitado, jogar o time para cima e manter todo mundo ligado dentro da quadra. Ela tem aquele negócio de última esperança – quando a jogada parece perdida, surge salvando. Pena que aqui não deu para vê-la jogar, mas, com certeza, é um exemplo para mim."

ESTRELATO Mas se os homens não puderam ver as atuações das meninas, ontem foi o contrário. Todas estavam no Capital Gymnasium para torcer pelos meninos contra os Estados Unidos. Lá, conheceram de perto o que é ser campeãs olímpicas, sentindo o preço da fama.

Demoraram a chegar aos seus lugares. No caminho, entre o túnel da arquibancada e as cadeira, uma série interminável de autógrafos. Walewska foi a primeira a entrar e passou rápido. Quase não foi percebida. Mas aquelas mulheres altas, à exceção de Fofão e Fabi, não. Tiveram de parar e dar atenção aos fãs durante quase todo o primeiro set.

Fabiana, a mais alta, foi uma das mais assediadas. "Parecia não terminar nunca. Mas acho isso legal. Agora parece que somos conhecidas, pelo menos por aqui." A meio-de-rede, inclusive, confessa não ter idéia de como será recepcionada em Belo Horizonte.

Walewska, por sua vez, diz que vai direto para casa, ver os pais e os irmãos. "Estou morrendo de saudades." E o mesmo sentimento tem Sheilla: "Falei com minha avó pelo telefone, ontem. Não vejo a hora de abraçá-la".

As comemorações para as campeãs parecem que não vão acabar nunca, como espera Fabi. "Estamos acordadas desde a manhã do dia do jogo, da final. Depois da partida, de receber as medalhas, formos para uma churrascaria. Foi a noite toda. Viemos direto para o jogo e, daqui, vamos para a festa de encerramento. Depois a gente descansa. Agora é hora de festejar muito, de aproveitar."

Uma das jogadoras que mais sofreram vendo o jogo do masculino foi a ponteira Jacqueline, torcendo para o futuro marido, o atacante Murilo, com quem deve se casar em setembro. Treze horas antes, ela festejava o ouro, mas ontem, no mesmo ginásio, chorou a perda da medalha pelo noivo. "Eu queria muito que ele também ganhasse. Seria um dia de festa, a mais completa de todas, mas isso não aconteceu. Mas não faltará oportunidade, tenho certeza", disse, entre lágrimas. (ID)

Leia as NOTÍCIAS atualizadas do Voleibol
Veja FOTOS do Voleibol
Assista VIDEOS Voleibol

0 comentários: